quinta-feira, abril 06, 2006

Chat Vida Frágil

De repente, a uma hora incerta da manhã, no ecrã de um computador qualquer, em qualquer canto da aldeia, uma mensagem abrupta.


Personagens: Vida Frágil e Ouvidor

É a vida, frágil como só ela é! :


- Ontem, um segundo tio meu, caiu das escadas ao levar o lixo e ficou em coma.
A vida é do carago, uma coisa básica, tipo ires por o teu lixinho no contentor, escorregas da escada e...tau! Cuidados intensivos.

E NÃO É ISSO QUE É BOM?

- Não. É demasiada imprevisibilidade para o meu gosto.Nunca tive esta consciência da "fragilidade " da vida e isso está a dar cabo de mim.


"Se o orvalho de Adashino nunca secasse, se o fumo em Toribeyana nunca se dissipasse, então os homens não sentiriam pena das coisas. Na verdade, a beleza da vida é a sua incerteza."

Yoshida Kenko, Monge budista japonês

É a vida, frágil como só ela é!:

- É incrível. Estou com a minha mãe ao telefone...Morreu uma prima dela e ela está em pânico. Tudo acontece à minha família. Parece "karma". É tudo contra mim. Quando estou a conseguir que a minha mãe pense que não vai morrer...Tau! Morre alguém de quem ela gosta, com um cancro. Parece mesmo que anda alguém a conspirar contra mim.

E A TUA MÃE?

É a vida, frágil como só ela é!:

- Vai fazer exames para saber que tipo de "massa" se está outra vez a desenvolver no intestino, mas os médicos dizem-me que ainda não sabem bem o que é. Mas eu sei que pode ser uma metástase, os doentes que desenvolvem cancro no cólon têm 50% de probabilidades de desenvolver novos cancros que, se tratados com quimioterapia e anticorpos, podem ser controlados, mas a esperança média de vida do doente é de dois anos, apenas. O cancro é uma doença fascinante: Quando as células se tornam malignas o seu crescimento é igual ao das células normais, mas, e isso é que é interessante, à medida que a massa do tumor aumenta, o ritmo de crescimento das células diminui. Por isso é que pessoas com cancro em estado muito avançado, andam como se nada fosse. Ou seja: as células param de se desenvolver quando a massa do tumor se torna letal. É como se pensassem: "ok, este fulano já vai c'u carago, bora lá deixar de trabalhar!"

Progressivamente o cancro tornou-se o meu único objecto de estudo. Comprei um Manual de Medicina, do Harrison. Sei que alimentos ajudam a prevenir o cancro: Alho e malagueta são altamente anti-cancerígenos. Ponho alho e malagueta em toda a comida que faço.


1 comentário:

Anónimo disse...

tenho 23 anos, um mes antes de os completar soube que tinha um linfoma, faltava-me um semestre para acabar o meu curso, a minha vida tremeu.
sempre tive uma vida nao muito facil, mas sempre tentei ver o lado positivo, sempre pensei que o dia seguinte seria melhor, nao havia que desesperar tinha a vida toda pela frente e era so uma fase.
Perdi entes que adorava, sempre ajudei a mh mae enquanto ela teve doente, sempre tive força para a apoiar.
e derrepente foi a mim que aconteceu, eu tenho um cancro! a unica coisa que me lembro de pensar, foi que tinha de aguentar e venver isto, pensei que aguentarei e encararia isto como sempre encarei os meus problemas a minha vida toda, nunca pensei que esta luta fosse facil, mas nao sabia que era tão dificil.
hoje cntinuo a fazer quimioterapia, o meu cabelo vai caindo aos poucos, a minha vida de certa forma fez uma pausa, so espero em breve poder carregar no Play.
sei que ha pessoas em situaçao pior que a minha, e sei que vou ficar boa. nao se pode perder a esperança, porque afinal amsnhã o dia vai ser melhor, vai ser diferente! amnha tudo vai passar